Pensar em RH 4.0 parecia algo distante até pouco tempo atrás. Tanto que fizemos um artigo sobre o RH 3.0 mostrando como ele é atualizado e usado atualmente.
Com os rápidos avanços tecnológicos e a pandemia, os cenários mudaram rapidamente. Isso não significa que o RH 3.0 é algo do passado, mas existem coisas mais novas. Elas avançam a medida que há uma mudança de mentalidade e ferramentas.
O home office e o trabalho híbrido tornam mais viável a implementação e avanço do RH 4.0. Tais condições são favoráveis porque o seu principal foco está no uso da tecnologia para fazer a gestão de pessoas.
O que é o RH 4.0?
O RH 4.0 segue a evolução das indústrias. Essas ficam cada vez mais informatizadas e com processos automatizados. A tecnologia se faz presente para minimizar ou acabar com trabalhos manuais.
As máquinas estão conectadas e com sistemas web e é possível acompanhar todas as etapas de produção. Elas geram números que permitem acompanhar os resultados, identificar problemas e tomar decisões.
Você pode estar se perguntando qual a relação da indústria com o RH 4.0? É possível fazer uma analogia com os dois setores.
Essa nova evolução os Recursos Humanos contam com softwares integrados. Eles permitem acompanhar o processo de uma ponta a outra. Por exemplo, um mesmo sistema registra desde o processo seletivo até a demissão do colaborador.
Na ferramenta estão todos os registros que geram indicadores e análises. Com ele se faz análise de dados que orientam estratégias. Essa permitem uma aérea mais estratégica e menos operacional. Os profissionais atuam de forma humanizada e criativa.
Veja mais: As próximas tendências tecnológicas
As características de um RH 4.0
O uso intenso da tecnologia é apenas uma das características do RH 4.0. Existem outros pontos que merecem ser citados e são tendências dessa fase da gestão de pessoas:
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As tarefas ganham mais atenção, por serem percebidas como urgente e reduzem o tempo de trabalho. As que restarem não serão manuais ou burocráticas.
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Recrutamento e seleção segmentado. As ferramentas permitem cruzar os requisitos da vaga com o perfil dos candidatos e segmentar conforme a aderência.
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Uso intenso de recursos online, seja para fazer reuniões, dar feedbacks, etc. visto que as pessoas estão conectadas
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A gestão fica ainda mais descentralizada. Os colaboradores ganham autonomia e responsabilidades, sem necessidade de supervisão constantes. Eles podem ser recompensados ou penalizados pelas ações.
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Inovação contínua com criação de novas funções e estratégias. Com mais tempo livre, os profissionais do RH 4.0 usarão a criatividade para reinventar os processos.
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Com sistemas integrados e dados gerados se investe em People Analytics. Ao entender comportamentos, os esforços são direcionados para as ações em vez de planejamento.
As mudanças promovidas pelo RH moderno
Há empresas que acreditam que o modelo atual funciona bem. O principal desafio para se chegar ao RH 4.0 é a mudança do modelo mental. A transformação digital e inovação devem ser o foco.
Quando se chega, passar pela transformação é necessário, o ganho de tempo é um ponto bastante evidente. A liderança pode ser desenvolvida e conseguirá atuar alinhada com a cultura da empresa. Ela passa a ser peça chave para desenvolver os colaboradores e garantir o crescimento do negócio.
Os processos atingem um novo nível de qualidade. Ficam mais rápidos com digitalização e elevam a produtividade. Afinal, se consegue fazer mais em menos tempo.
Um ponto que o RH 4.0 aborda são os benefícios flexíveis. Como existem dados para entender os colaboradores, fica fácil identificar o que eles desejam. Funcionário satisfeito é sinônimo de profissional motivado e produtivo. Esse ponto também ajuda na retenção e atração de talentos.
O RH 4.0 pode parecer algo futurístico, porém, é uma realidade. Ele é percebido nas empresas e se reflete das necessidades do mercado e das pessoas.
Conheça um pouco mais sobre a os softwares usados pelo Rh no artigo Por que o metroRH deve ser sua nova ferramenta de RH?
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