O home office é uma modalidade de trabalho que existe há algum tempo, mas se intensificou em 2020. As empresas precisaram se adaptar rapidamente a essa nova realidade devido à necessidade de isolamento social.
Após mais um ano trabalhando dessa forma, muitos funcionários desejam permanecer em casa. As organizações que não oferecem essa possibilidade correm risco de não atrair bons profissionais.
As pessoas querem trabalhar de casa e as empresas podem ganhar com isso. O home office elevou a produtividade e ajuda a reduzir alguns custos como transporte, energia elétrica e outros.
Com as mudanças do mercado de trabalho, o RH deve estar atento para atender aos colaboradores e empresas. Os processos devem ser pensados e otimizados para o trabalho remoto.
O home office deve fazer parte da cultura organizacional e os colaboradores devem estar adaptados a ele. Para conseguir isso, boas práticas precisam ser adotadas. Veja como é possível otimizar os processos na modalidade de trabalho remoto.
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1.Realize reuniões periódicas
As reuniões são excelentes para alinhar os objetivos da empresa com o dos colaboradores. Elas servem para atualizar a todos, trocar informações, alinhar demandas e acompanhar as atividades.
Essas podem ser feitas presencialmente ou com o uso de videoconferências. É importante que tenham periodicidade semanal, quinzenal ou mensal conforme a necessidade de cada negócio. Além disso, devem ser objetivas para não serem cansativas ou demandarem tempo desnecessário.
2. Controle a frequência do colaborador
Se o home office tem lados positivos, também tem os negativos. Alguns trabalhadores passaram a desenvolver suas atividades além da jornada de trabalho e se sentiram sobrecarregados.
O RH pode usar meios digitais para controlar a frequência. O colaborador marca o ponto quando for começar a trabalhar e quando parar. Dessa forma, ele não poderá ficar mais tempo além do previsto e não se sentirá exaurido.
Conhecer a frequência ajuda no planejamento das atividades, afinal, se consegue distribuir melhor as atividades e cumprir com o planejamento.
3. Conheça o desempenho no home office
Não é apenas a frequência que deve ser acompanhada, mas o desempenho do trabalhador. Dessa forma conseguirá identificar se ele está se desenvolvendo bem, quais os pontos fracos e como orientar.
O ideal no home office é ter acesso a diferentes indicadores mensurando cada um deles através de métricas. Se tudo estiver indo bem, cabe um feedback de reforço. Caso contrário será necessário reorientar e até mesmo aplicar treinamentos para melhorar as habilidades.
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4. Use ferramentas colaborativas
O uso de ferramentas colaborativas, ajuda as equipes de trabalho a se organizarem. É possível distribuir as atividades entre o time e saber como está o andamento de cada uma delas.
Por exemplo, o RH que precisa fechar os pontos dos funcionários, conseguirá ter acesso a um cronograma. Logo após os gestores fazerem a conferência ele já pode começar as suas tarefas. Para isso precisam ter acesso a documentos e informações para darem andamento a atividade.
A ferramenta colaborativa permite isso, com documentos armazenados em nuvem ou remotamente com fácil acesso.
O home office é interessante para os colaboradores e se tornou estratégia para atração e retenção de talentos. Para acontecer precisa contar com boas ferramentas e permitir o funcionamento dos processos.
A fase de implantação dessa modalidade de trabalho ainda está em andamento. Para ser bem sucedida, sempre deve ser aprimorada conforme os processos organizacionais e novas tendências do home office.
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