O desenvolvimento humano é um dos pontos que mais tem sido abordados nas empresas. Sem profissionais capacitados e motivados, os negócios não conseguem um bom desempenho ou lucro.
A capacitação do capital humano é essencial, mas nem sempre possível. Quando os colaboradores estão sobrecarregados com outras tarefas, não possuem tempo para aprender.
Um software de RH que automatize parte do processo e permite uma visão 360º graus é a solução. Por exemplo, o metroRH dispõe de acompanhamento e gestão da informação, análise documental de prontuário e assinatura eletrônica.
Além de permitir que os documentos sejam digitalizados e acompanhados, conta com lembretes. Dessa forma é possível focar em outros assuntos como o desenvolvimento humano em treinamentos.
Responder a pergunta: “O que você faria com 30 horas disponíveis para treinamentos?” fica mais fácil.
Capacitar profissionais
Com tempo disponível é possível que o RH capacite seus profissionais. O investimento pode ser em treinamentos que foquem o aprimoramento das atividades.
Nesse caso, trazer ferramentas que auxiliem na função, ajudará o time a se desenvolver melhor, consequentemente, a equipe fica mais capacitada, trazendo resultados melhores para a empresa.
Veja mais: As próximas tendências tecnológicas
Trabalhar o desenvolvimento humano
Se os profissionais do RH dispensam atividades burocráticas e com organização, conseguem focar nas pessoas. O desenvolvimento humano pode ser colocado em prática.
Com isso, é possível criar um plano de desenvolvimento individual- PDI e que permite com que as pessoas atinjam seus objetivos profissionais. Tendo a oportunidade de aprimorar suas habilidades e dessa forma melhorar cada vez mais.
Melhorar o clima organizacional
O clima organizacional diz muito sobre uma empresa, pois quando existe uma cultura enraizada e harmônica, tudo funciona bem.
Com tempo, o RH consegue identificar onde estão os problemas e realizar ações para serem sanados. O investimento na capacitação e desenvolvimento humano faz com que as pessoas se sintam valorizadas.
Elevar a produtividade
O desenvolvimento humano e satisfação com o ambiente laboral, impactam nos resultados. Trabalhadores capacitados conseguem desempenhar suas tarefas com qualidade e rapidez
Outro ponto que impacta nesse campo é a rotatividade. Quando o RH trabalha bem sua área, faz com que as pessoas tenham uma boa relação com o departamento, diminuindo o número de problemas na hora da comunicação.
Veja também: RH estratégico qual o papel do setor dentro da empresa
Melhorar a imagem da empresa
As organizações que investem em seus profissionais são bem vista no mercado. Havendo tempo de capacitar as pessoas, é possível oferecer os treinamentos que eles desejam.
Ao mesmo tempo, em que capacita com treinamentos de grande interesse, atrai os trabalhadores. Quem já está na empresa fala bem dela e quem não faz parte deseja entrar no quadro de funcionários.
Ter tempo para treinar e trabalhar o desenvolvimento humano deveria ser rotina do RH em todas as empresas. Entretanto, quando os processos são ultrapassados e não se tem a tecnologia correta, isso fica inviável.
Contar com as soluções e softwares corretos, impacta não apenas na área de recursos humanos, mas em todas as outras. Se a sua empresa ainda não realiza o desenvolvimento humano, está na hora de rever os processos.
Quer saber como organizar documentos sem perder tempo? Confira nosso artigo.
Metrofile © 2017 |