Além de cuidar de pessoas, o Recursos Humanos precisa mensurar os resultados. Os indicadores de RH são essenciais para acompanhar o desenvolvimento das ações.
As métricas usadas podem ser muitas, cada uma visa identificar um ponto e dessa forma ajudar a atingir os objetivos. No planejamento, os KPIs (Key Performance Indicators / Indicadores-chave de Desempenho) são definidos e permitem saber o sucesso dos projetos.
Os indicadores de RH norteiam as atividades e ações do departamento e o gerenciamento de pessoas. Eles também contribuem para a jornada do colaborador na empresa, desde a contratação até o momento da saída.
Indicadores e RH
Existem muitos indicadores de RH que podem ser usados. A escolha depende do que está sendo avaliado e os objetivos. Conheça alguns dos principais:
1. Absenteísmo
O absenteísmo é um sinônimo para falta. Essa ausência pode ser justificada ou não. Ele mensura quando o colaborador deveria estar na empresa e não comparece. Nessa situação se enquadram as faltas diárias, atrasos e saídas antecipadas.
Esse KPI ajuda no planejamento visto que indica as ausências e impacto que essas terão na produção. Pode ser também um indicativo de insatisfação quando as faltas passam a ser injustificadas ou geradas por desmotivação.
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2. Clima organizacional
Esse KPI identifica a satisfação do funcionário em relação à empresa. Com ele se percebe o bem-estar, relação entre colegas de trabalho, satisfação com o pacote de benefícios e outros.
O diferencial competitivo pode se relacionar a esses indicadores de RH. Se os funcionários estão satisfeitos, as ações adotadas estão no caminho certo. Entretanto, quando o resultado não é positivo, mudanças são necessárias.
3. Indicadores de competência
Conhecer as competências de cada colaborador ajuda no direcionamento para as equipes e tarefas certas. Com isso se montam times mais completos e produtivos, pois se conhece o que cada um tem a oferecer.
Esses indicadores de RH ajudam no processo de recrutamento e seleção apontando as competências necessárias para cada atividade. Além disso, no processo interno gera oportunidades de crescimento e motivação da equipe.
4. Avaliação de aprendizagem
O indicador de RH de aprendizagem é bastante utilizado pela área de treinamento. O objetivo é verificar quanto a pessoa aprendeu após passar por um treinamento. Ele pode ser medido com avaliações ao final do conteúdo ministrado. Uma alternativa é comparar o antes e depois ou os treinados com não treinados.
Com os resultados se descobre se o treinamento foi eficiente e pode ser absorvido. A médio e longo prazo, se nota uma melhora nos resultados operacionais quando há sucesso na aprendizagem.
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5. Acidente de trabalho
Alguns indicadores de RH devem permanecer baixos, como os de acidentes de trabalho. Ele deve ser acompanhado para que se possível fique zerado.
Se estiver elevado pode ser um indicativo de processos errados, falta de treinamento e até mesmo desmotivação. Esse último impacta no cuidado com que as atividades são feitas.
Quando se consegue manter os resultados zerados ou baixos é sinal de que o RH esta fazendo o papel de cuidar das pessoas. É claro, que para isso precisará ter o apoio da Segurança do Trabalho.
São centenas de indicadores de RH usados para mensurar resultados. Eles não devem ser vistos apenas como números, mas um reflexo da realidade organizacional. Sendo tratados com cuidado, permitem que a gestão de pessoas seja feita e a empresa permaneça saudável.
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